Uma delegação da Empresa Nacional de Bilhética Integrada, liderada pelo Presidente da Comissão Executiva, Mário Nsingi, manteve um encontro de trabalho com o PCE da UNITEL, Miguel Geraldes, em buscar parceria para suporte tecnológico ao Sistema Nacional de Bilhética Integrada. O objectivo é que a operadora de telefonia apoie na gestão tecnológica da nova empresa do sector dos transportes.
A reunião, ocorrida na última terça-feira, em Luanda, está enquadrada no leque de acções, consideradas estratégicas de operacionalização dos títulos de transportes para o desenvolvimento do modelo e plano de negócio da Empresa Nacional de Bilhética Integrada.
O responsável da ENBI apresentou a arquitectura de comunicação do SNBI, bem como os principais processos que caracterizam o negócio da ENBI, que assenta na rede 4G da operadora UNITEL.
Por sua vez, o PCE da UNITEL, Miguel Geraldes, garantiu que a empresa de telefonia móvel está interessada em trabalhar e apoiar a Empresa Nacional de Bilhética Integrada, sendo “neste desafio para bem do país e das populações utilizadoras dos serviços públicos de transportes, visto que existem capacidade técnicas instaladas para resposta às necessidades da ENBI”.
“A ENBI pretende que a operadora UNITEL actue não só como provedor estratégico de comunicações mas também como parceira comercial estratégica através da comercialização dos seus produtos, recorrendo à sua vasta rede de agentes espalhados por todo país, que se estimam em cerca de 40 mil” afirmou o PCE da operadora de telefonia móvel UNITEL, Miguel Geraldes.
O Sistema Nacional de Bilhética Integrada encontra-se implementado em mais de 800 autocarros das operadoras concessionadas nas províncias de Luanda e da Huíla, há mais de 15 meses, suportados por uma rede 4G pública da operadora UNITEL que permite a comunicação de toda informação de recolhida nos autocarros ao Datacenter da ENBI quando estes chegam às suas bases no final do dia de operação.
Com a parceria, A ENBI pretende que a UNITEL estabeleça uma Rede Privada de comunicações 4/5G que permita a transmissão desta informação em tempo real, permitindo a compra de créditos por via de aplicativos informáticos, com maior segurança e comodidade por parte dos passageiros, consulta de saldo, obter informações úteis sobre produtos, bem como a possibilidade de cada passageiro acompanhar a localização e posição do autocarro em tempo real.
Fonte: CK