O stock de crédito à economia em moeda nacional atingiu 6,8 biliões de kwanzas até Setembro deste ano, representando um crescimento de 27,5 por cento, face ao período homólogo
Os dados são do Banco Central, citados ontem, em Luanda, pelo secretário de Estado para o Investimento Público, Ivan dos Santos, durante a abertura da XIV edição do Fórum de Economia e Finanças, sob a égide da Asociação Angolana de Bancos (ABANC).
Durante o certame que abordou o tema “Financiamento à Economia: Desafios e Caminhos para um Sistema mais Eficiente e Inclusivo”, o secretário de Estado reconheceu que, apesar dos progressos, persistem constrangimentos significativos no acesso ao crédito, sobretudo para micro, pequenas e médias empresas, que repre sentam o tecido produtivo dominante no país.
Segundo o responsável, o sistema financeiro tem demonstrado evolução positiva no financiamento da economia. Dados recentes do Banco Nacional de Angola, referentes a Setembro de 2025, indicam que o stock de crédito à economia, em moeda nacional, atingiu 6,8 biliões de kwanzas, o que representa um crescimento de 27,5% face ao período homólogo.
Fonte: OPAÍS

