Rodrigo Hernández Cascante, o Rodri, está para sempre na história do futebol. O espanhol, de 28 anos, nascido em Madri, conquistou nesta segunda-feira (28) a Bola de Ouro da revista France Football, completando um 2024 mágico, onde foi o pilar do meio-campo do Manchester City, primeiro clube inglês a conquistar o tetracampeonato consecutivo da Premier League, além de faturar a Eurocopa com a seleção espanhola.
Rodri é dono de um feito grandioso. Para se tornar o Bola de Ouro, ele superou o brasileiro Vinicius Junior, dono de uma temporada arrebatadora no Real Madrid, com direito aos títulos da Champions League e de LaLiga.
Mas, além de superar o brasileiro, cotado à premiação, Rodri tornou-se apenas o segundo espanhol na história a faturar a Bola de Ouro. O outro foi Luis Suárez, em 1960, ídolo da Inter de Milão e também do Barcelona, onde jogou por oito temporadas.
É uma conquista, de certo ponto, simbólica. Suárez faleceu no ano passado, aos 88 anos.
Após 64 anos, um jogador espanhol recebe, portanto, a honraria de ser o melhor do mundo, o que também representa bastante para o país, que tornou-se o maior campeão europeu de seleções.
Os números de Rodri
Rodri vem de temporadas fantásticas. A Euro deste ano foi a segunda de sua carreira. O volante foi eleito ainda o melhor jogador do torneio com La Roja, e já tinha faturado o prêmio de principal jogador da Liga das Nações 2022/2023, taça também conquistada pela seleção espanhola.
Na decisão da Euro, contra a Inglaterra, Rodri não chegou a completar toda a partida, pois lesionou-se ainda na primeira etapa e precisou deixar o campo. Ele marcou um gol na competição.
Já pela Premier League, foram 34 partidas, com oito gols e nove assistências na última temporada. Em 2023/24, o jogador entrou em campo em 50 partidas no total, com nove gols marcados e 13 assistências. Ele obteve a nota média de 7,6 do Flashscore, abaixo de Vini e Bellingham, com números melhores que o espanhol.
O espanhol acumula títulos no City de Guardiola. Ele faturou por quatro vezes a Premier League, além de somar duas Copas da Liga Inglesa, uma Copa e uma Supercopa da Inglaterra, uma Champions League e um Mundial de Clubes.
Além dos títulos pelo City e pela seleção espanhola, Rodri conquistou a Supercopa da UEFA com o Atlético de Madrid, em 2018. Foi pelo clube colchonero onde o atleta destacou-se, chamando a atenção de Guardiola, e também onde deu seus primeiros passos como atleta profissional.
Fonte: FlasNews