Apesar da queda registada em Abril, a média actual está acima dos 1,06 milhões barris diários previstos no Orçamento Geral de Estado para 2024.
A produção petrolífera em Angola caiu 8% em Abril para 32,21 milhões de barris face ao mês de Março, o equivalente a uma média de 1,07 milhões de barris por dia. Com estes números, Abril registou a produção mais baixa dos últimos 12 meses, segundo cálculos sa imprensa com base nas estatísticas da Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANPG).
Ainda assim, se compararmos em termos homólogos a produção de Abril cresceu 2%. A nota da Concessionária (ANPG) não esclarece os motivos da redução da produção, mas dá conta que no período em análise, estiveram em actividade 10 unidades de sondagem. Foram realizados trabalhos em 25 poços, sendo 17 operações de perfuração/completação, seis operações de intervenções, uma de pesquisa e um abandono, perfazendo um total de perfuração de 9.630 metros.
Contas feitas, nos primeiros quatro meses do ano foram produzidos cerca de 134,6 milhões de barris, o que representa uma média de 1,11 milhões de barris por dia, mais 64 mil barris/dia em relação ao primeiro quadrimestre do ano passado. Apesar da queda na produção registada em Abril, a média diária actual está acima dos 1,06 milhões barris previstos no Orçamento Geral de Estado (OGE) para 2024.
Fonte: NJ