A Direcção de Trânsito e Segurança Rodoviária, do Comando Provincial de Luanda, da Polícia Nacional, deteve durante o final de semana, 44 automobilistas, com idades entre 30 e 55 anos, por supostamente conduzir em estado de embriaguez, cometerem actos de desobediência e de resistência ao agente da ordem.
O porta-voz da Polícia em Luanda, superintendente Nestor Goubel, disse que os acusados foram autuados durante o trabalho de fiscalização automóvel, em várias estradas da capital do país. Os infractores, adiantou, vão ser encaminhados ao tribunal para julgamento sumário.
A Polícia de Trânsito, disse, apreendeu igualmente 17 viaturas, 24 motorizadas e sancionou 388 automobilistas com multas, por diversas infracções ao Código de Estrada. Desse número, 48 multas foram passadas por paragem em locais proibidos, 102 por falta do seguro obrigatório e 44 por não uso do cinto de segurança.
Além disso, foram ainda registados 20 acidentes de viação, que resultaram em quatro mortes, 37 feridos e danos materiais avaliados em mais de 20 milhões de kwanzas. O excesso de velocidade e a falta de precaução no exercício da condução, adiantou, esteve na origem dos acidentes.
Nestor Goubel explicou que a corporação apreendeu seis armas de fogo, sendo cinco do tipo metralhadora AKM e uma pistola. A corporação, realçou, deteve, também, 127 cidadãos, por suspeitas de praticar vários crimes. “As oito micro-operações realizadas neste período resultaram no esclarecimento de 35 crimes, com realce para 18 roubos e nove furtos”.
O Serviço de Emergência Policial (Terminal 113), avançou, registou 275 solicitações de intervenção policial, com ênfase aos municípios de Luanda, Cazenga e Viana, que mereceram a intervenção das forças da ordem.
Bombeiros registam dez mortes por afogamento
O Serviço Nacional de Protecção Civil e Bombeiros (SNPCB) registou, no final de semana, 42 ocorrências, entre as quais o destaque foram dez mortes, oito por presumíveis afogamentos, uma por electrocussão resultante de descarga atmosférica e uma outra por agressão física, informou, ontem, o porta-voz da corporação.
Félix Domingos disse que foi registado, neste período, 13 extinção de incêndios de pequenas proporções, dos quais cinco em Luanda, dois no Cuando Cubango e um no Uíge, Zaire, Namibe, Moxico, Huíla e Cabinda. No referido período, continuou, foi ainda registado sete invasões de abelhas, seis desbloqueios de portas de residências, dois desabamentos de paredes, que causaram dois feridos, na província do Cuando Cubango, e dois casos de descargas atmosféricas, resultante num morto e seis feridos, nas províncias do Cuando Cubango e Huambo.
O SNPCB, avançou, efectuou, igualmente, 82 transferências de pacientes para vários hospitais, sendo 22 em Luanda, 20 no Huambo, sete no Cuanza-Sul, seis no Cuando Cubango e Moxico, cinco no Cuanza-Norte, quatro na Lunda-Sul, três no Namibe e Cabinda, e um na Huíla, Malanje, Zaire, Bié, Benguela e Bengo.
Fonte: JA