Em noite de clássico dos clássicos, os amantes da “bola ao cesto” testemunharam ontem, no Pavilhão Arena do Kilamba, o triunfo do Petro de Luanda, 110-97, diante do 1º de Agosto, que assaltou a liderança do Unitel Basket, agora com 36 pontos, contra 35 do arqui-rival.
Tal como se esperava, as duas colectividades entraram dispostas em proporcionar um bom espectáculo. A jogar na condição de equipa visitada, os tricolores assumiram o comando das operações.
Dos 60 pontos marcados pelo Petro, ao cabo dos primeiros 24 minutos, mais da metade foram anotados por Gerson Gonçalves “Lukeny” (16) e Aboubakar Gakou (15).
Na formação militar, dos 46 pontos, onze foram de Hélder Fernandes. A oito minutos para finalizar o terceiro período, os petrolíferos alargaram a vantagem para 20 pontos de diferença (72-52), para o desalento da claque agostina.
Aboubakar Gakou e Gerson Gonçalves “Lukeny” voltaram a brilhar no terceiro período, com 21 e 20 pontos. A vencer 90-64, à entrada do derradeiro quarto, José Neto, técnico do Petro de Luanda, fez descansar as primeiras unidades.
A equipa tricolor perdeu fulgor no ataque e os militares aproveitaram para reduzir (94-79) a 15 pontos. A falta de consistência no ataque, obrigou o técnico brasileiro a lançar novamente o arsenal para a quadra.
Gerson Gonçalves “Lukeny”, com 26 pontos, foi o melhor marcador do Petro, Alcane Paca, base da formação militar, com 27 pontos, foi o cestinha da partida. A jornada número sete fica completa apenas amanhã.
Fonte: JA