Site icon

País aprofunda relações bilaterais com a Coreia

Angola e a República da Coreia avaliaram, em Luanda, o aprofundamento das relações bilaterais, sobretudo no que toca a novas áreas de cooperação a serem exploradas.

Esta avaliação foi feita, segunda-feira, durante uma audiência que Téte António, ministro das Relações Exteriores, concedeu a Kwang-Jin Choi, embaixador da República da Coreia em Angola.

A oportunidade serviu para Kwang-Jin Choi apresentar ao chefe da diplomacia angolana a candidatura da cidade de Busan para albergar a Expo-Mundial de 2030.

Durante a audiência, o diplomata sul-coreano debruçou-se sobre a visita a Angola de Heong-joon Park, governador da cidade de Busan, que deverá deslocar-se proximamente a Luanda, na qualidade de enviado especial do mais alto mandatário do seu país.

Dos vários assuntos focados, entre as duas individualidades, foi igualmente realçada a possibilidade de Angola e a República da Coreia assinarem um acordo de geminação entre cidades dos dois países.

Angola e a Coreia têm mantido um relacionamento consistente desde que se estabeleceram, em 1992, as relações diplomáticas entre os dois países.

De acordo com um comunicado do Ministério das Relações Exteriores, os dois países reúnem-se regularmente em vários domínios para a realização de sessões de Comissões Mistas e de Intercâmbio de alto nível.

As actividades das empresas sul-coreanas no mercado angolano têm se expandido não só no sector de Construção Naval, mas também de Automóveis, Máquinas Agrícolas, Produtos Farmacêuticos e Energias Renováveis.

Fonte: JA

Exit mobile version