Os músicos angolanos Anderson Mário, Jessica Pitbull, Moniz de Almeida, Dada2, Eudreezy e o namibiano lT Shiatana levaram ao delírio os presentes no espetáculo alusivo ao 54º aniversário da província do Cunene, realizado sexta-feira, na cidade de Ondjiva.
O show, de mais de cinco horas, contou igualmente com a participação de 18 músicos da praça local e foi presenciado pela governadora Gerdina Didalelwa.
Após a participação do artista namibiano lT Shiatana, entrou em palco Moniz de Almeida, que, com a sua versatilidade, relembrou ofalecido irmão Beto de Almeida, rebuscando temas que marcaram a música angolana nas décadas de 1980 a 1990.
Apesar da idade, mostrou estar em forma, obrigando os presentes, com particular realce para os mais adultos, a vibrarem, numa miscelânea de ritmos e dança diversificadas.
Moniz rebuscou sucessos como “O chefe e que sabe”, “Fico com as duas”, “Bandido”, “Amor melaço”, “Guilhermina”, “Minha viola Morainha”, “Doçura” e outros que ajudaram a consolidar a carreira do artista.
Em declaração à imprensa, o músico disse ser a 10ª vez que canta no Cunene, considerando a província como sua casa, daí conhecer as músicas que a população local gosta.
Conhecida pela sua excentricidade em palco, a cantora Jéssica Pitbul apresentou em palco as músicas “Vou lhe dar”, “Ciente”, “De4”, “Monzo”, “Squiva”, “Torto”, no sentido de proporcionar momentos de lazer aos mais jovens.
Já os artistas Anderson Mário e Audreezy encantaram o público, sobretudo o feminino, com as músicas “Vai dormir”, “Se controla”, “Obrigado pelo bem e pelo mal”, “Pai laila”, “Outra vez”, “Vou bazar”, “Aprendi”, “Nobody”, entre outras dos seus repertórios.
Fechou o espectáculo o kudurista Dada2, que presenteou os fãs com as músicas “Gelado de múcua”, “Saldo de 400”, “Manda banhar”, “Que não esta beber”, “Quisebaba”, “Mbiembiembie”, entre outras.
Em breves declarações à imprensa, manifestou satisfação pelo calor, abraço e alegria demonstrados pelo povo kwanhama.
O director do Gabinete da Cultura, Turismo Juventude e Desporto do Cunene, Nelson Ndemulikuata, disse que o evento superou as expectativas pelas participações que levaram os fãs ao delírio.
Fundada pelo general Pereira D´Eça, a província do Cunene foi desanexada do então Conselho Administrativo das Huila a 10 de Julho de 1970
Fonte: Angop