Site icon

Novos professores do ensino primário iniciam em funções

Trinta e nove professores do ensino primário, admitidos na segunda fase do regime especial 2021-2022 do concurso público de ingresso na Educação, iniciaram as funções, esta segunda-feira, no município do Huambo, soube a imprensa.

Os professores receberam as guias de marcha para reforçarem o processo de ensino/aprendizagem em 15 escolas das comunas da Calima, Chipipa e da Sede municipal.

Com esta cifra, o município do Huambo, sede da província com o mesmo nome, passa a contar com sete mil 124 docentes primários, num total de 132 escolas, onde estudam 123 mil alunos.

Na ocasião, o administrador do município do Huambo, Azevedo Manuel Cambiambia, apelou à persistência na investigação das técnicas pedagógicas e à pontualidade no local de trabalho, para assegurar a qualidade de ensino/aprendizagem.

Exortou, igualmente, os novos quadros do sector da educação para serem mais dedicados e responsáveis, para a obtenção de resultados satisfatórios e capazes de contribuir para a edificação de uma sociedade, cada vez mais, instruída, com foco no desenvolvimento socioeconómico.  

Disse que ser importante que os professores aceitem, acima de tudo, as escolas onde forem colocados, para o bem que o processo de ensino/aprendizagem atinja a qualidade desejada.

O gestor municipal referiu que as autoridades estão a trabalhar na construção e reabilitação das infra-estruturas escolares, para que a população possa estudar em melhores condições.

 Entre 2021 e 2022, foram enquadrados, na província do Huambo, um total de 729 professores do ensino geral.

No presente ano lectivo, a província do Huambo matriculou 930 mil 925 alunos da iniciação ao II ciclo do ensino secundário, incluindo dos institutos politécnicos e magistérios primários, mais 26,8 por cento em relação ao período lectivo anterior.

Com uma extensão territorial de 35 mil 771 quilómetros quadros e uma densidade populacional acima dos dois milhões 600 mil habitantes, a província do Huambo é composta, administrativamente, por 11 municípios, 37 comunas e três mil 387 aldeias.

Fonte: Angop

Exit mobile version