Mais uma denúncia de envolvimento em narcotráfico veio a público em Angola. Um suposto ex-colaborador do Serviço de Investigação Criminal (SIC) acusa altas patentes do órgão de participarem num esquema de tráfico de drogas. O porta-voz do SIC, no entanto, considera as declarações infundadas. Um analista ouvido pela DW África defende que a Procuradoria-Geral da República (PGR) deve investigar o caso e criar um programa de proteção a denunciantes.
Não é a primeira vez que surgem denúncias de envolvimento de altos responsáveis do Ministério do Interior em esquemas de tráfico de drogas. Em 2023, Gelson Quintas, conhecido como “Man Gena”, também denunciou autoridades por ligações ao narcotráfico, fugiu para Moçambique, mas acabou deportado e encontra-se atualmente detido.
Agora, um novo caso reacende a polémica. Afonso Mendes, que se apresenta como ex-colaborador do SIC, acusa a Direção Nacional do Narcotráfico do SIC-Geralde envolvimento direto no tráfico de drogas. O denunciante, que diz possuir provas das suas acusações, afirma ter trabalhado durante anos como agente de “baixa visibilidade”.
“O traficante está a ligar para o teu chefe na tua frente: ‘O teu chefe é meu amigo, o carro dele que está na oficina eu é que estou a pagar a manutenção.’”
Fonte: DW