A NBA África Academy promove um clinic, denominado “Oficina NBA Luanda” amanhã, às 10h00, no Pavilhão Gimnodesportivo da Cidadela, destinado a treinadores de basquetebol visando potenciar a modalidade, numa parceria com Africell, operadora de telefonia móvel.
Os detalhes da acção formação, que vai contar com a participação de treinadores nacionais, serão anunciadas nas próximas horas.
A comitiva composta por jogadores e técnicos daquela organização, está na capital do país desde o último dia 26 de Fevereiro, com uma equipa de Sub-18, que vai realizar até a próxima segunda-feira cinco jogos de controlo com as equipas do Campeonato Nacional sénior masculino, Unitel Basket.
De acordo com o programa a que a imprensa teve acesso, a equipa composta por alguns dos jogadores mais promissores do continente vai defrontar o Interclube B, hoje às 17h00, no Pavilhão Multiusos do Kilamba. Amanha o adversário será o Petro de Luanda, a mesma hora, no mesmo recinto, com entradas livres.
O último adversário será contra a equipa do Interclube, Domingo, no Multiusos do Kilamba. A equipa da Polícia vai atacar a recta final do nacional da bola ao cesto a todo vapor, após anunciar a contratação do base dominicano Emmanuel Quezada, de 38 anos, além do poste norte-americano Xavier Gibson, de 34 anos e 2,11 metros.
Na quarta-feira, o Vila Clotilde defrontou e venceu, por 82-78, os rapazes da NBA África Academy, onde actua o internacional angolano Aguinaldo Neto, que integrou a última convocatória do seleccionador Apolinário Paquete, para o Afrobasket Sub-18 que decorreu no Madagáscar, no ano passado.
NBA Academy Africa é um centro de treinamento de elite, com sede no Senegal para os melhores jogadores masculinos e femininos, o primeiro do género implementado no continente.
Fruto da parceria entre a NBA e o Projeto Desporto para Edução e Desenvolvimento Económico, na sigla em inglês SEED, uma organização sem fins lucrativos também sediada em Thies, Senegal, usa o basquete como plataforma para engajar jovens em programas acadêmicos, atléticos e de liderança por onde passaram atletas de referência.
Em Novembro de 2018, a NBA abriu um novo centro em Saly, Senegal, para servir como o principal local de aperfeiçoamento técnico para candidatos daquela organização.
Em Setembro do ano passado, a NBA África e a Africell anunciaram, em Luanda, um acordo com validade de três anos, voltado para a criação da Liga NBA Júnior, em todo o país, destinado a meninas dos 7 aos 14 anos.
Denominada “Her Time to Play”, a iniciativa da WNBA, que visa potenciar a prática da modalidade pelo género feminino, contempla igualmente a realização de seminários e o aperfeiçoamento técnico, com o suporte de estrelas da NBA.
É, também, pretensão da organização fazer a distribuição de merchandising e equipamentos desportivos, promover campanhas de marketing das marcas envolvidas, de modo a proporcionar aos fãs angolanos a oportunidade de ganharem bilhetes para assistir, ao vivo, os jogos da NBA nos Estados Unidos da América.
A NBA África e a Africell comprometem-se a expandir a competição a todo o país. Mas, numa primeira fase, Luanda vai ser o ponto de partida. Por outro lado, pretendem fornecer às meninas formas de se envolverem e aprenderem umas com as outras, através do basquetebol.
O programa combina treino em campo, com orientações para a vida fora da quadra de basquetebol, de modo a servir de suporte, não somente como jogadoras, mas também como líderes.
Fonte: JA