O ministro do Interior, Manuel Homem, reiterou, esta terça-feira, em Benguela, o compromisso do Executivo com a melhoria das infra-estruturas do sector.
Durante a visita de dois dias à província de Benguela, Manuel Homem destacou que a modernização dos órgãos do Ministério do Interior (MININT), incluem tanto melhorias estruturais quanto a reposição de equipamentos essenciais para garantir a segurança pública.
“Este é um trabalho contínuo, desenvolvido de forma articulada e dentro das condições orçamentais disponíveis”, acrescentou.
No total, foram concluídos dois projectos estratégicos para reforçar os serviços de segurança pública, sobretudo nos municípios do Lobito e Benguela.
Por outro lado, o ministro do Interior constatou o estado de diversas infra-estruturas, como a recém-inaugurada Unidade da Polícia de Intervenção Rápida, que operava há mais de 20 anos em condições degradantes.
Nesse sentido, elencou alguns desafios para o seu mandato como a precariedade das instalações da Direcção Provincial do Serviço de Investigação Criminal (SIC) e do Departamento de Investigação de Ilícitos Penais (DIIP).
Para mitigar essas situações, determinou a identificação de um novo espaço para a transferência do SIC local e a reabilitação do DIIP.
As obras inacabadas do Serviço de Migração e Estrangeiros (SME) e da Escola Nacional do Serviço de Protecção Civil e Bombeiros (SPCB), iniciadas em 2014, no quadro do Programa de Investimentos Públicos (PIP), e paralisadas por questões orçamentais constituem uma preocupação para o titular da pasta do Interior.
Por essa razão, Manuel Homem deixou orientações para o reinício dos trabalhos, com a expectativa de que as instalações do SME fiquem concluídas ainda este ano.