Mateus foi ‘artilheiro’ da época passada na 4.ª divisão do futebol português. Atacante angolano é o único no activo do grupo dos 23 jogadores que estiveram na Alemanha, há 18 anos.
A longevidade é um sonho de muitos futebolistas que têm de lidar com a exposição física inerente à prática da modalidade. Assim, não são muitos os jogadores que conseguem adiar o ‘arrumar das botas’ para a ‘casa’ dos 40 anos. Há um angolano que entra para esta singular estatística: Mateus Galiano, o único da geração que disputou o Mundial’2006 que continua no activo.
E não é a arrastar-se que Mateus resiste às exigências do futebol. O ano passado, por exemplo, o atacante foi, inclusivamente, o melhor marcador da sua equipa, o FC Maia Lidador de Portugal.
Como feedback da sua prestação, o jogador angolano viu o seu contrato com o Maia renovado por mais uma temporada, mesmo estando já a atravessar os 40 anos.
Na época passada, foram 24 os golos apontados no Hyundai Liga Pro, uma espécie de 4.º escalão do futebol português, país em que o ex-capitão dos Palancas Negras fez a formação, a partir do Desportivo da Beira.
Os tentos de Mateus Galiano na última temporada foram determinantes para que, no final das contas, o FC Maia Lidador alcançasse o 3.º lugar da AF Porto Divisão de Elite – Pro-Nacional Série 1.
Disputadas duas jornadas do Hyundai Liga Pro 2024-2025, o angolano que detém a ‘artilharia’ da prova ainda não fez o gosto ao pé. A sua equipa ocupa actualmente o 9.º lugar, com 4 pontos, seguida pela formação do Rio Tinto (8.º), onde actua um outro angolano – Adalmiro Silva, 24 anos, defesa esquerdo formado no 1.º de Agosto.
Com o contrato renovado com o FC Maia Lidador, Mateus Gonçalves reforça a sua já longa ficha de passagens por clubes portugueses, com destaque para Gil Vicente, Boavista, Nacional, Leiria e Arouca.
Mas o avançado tem, também, passagens pelas provas angolanas, nomeadamente pelo Girabola, através do 1.º de Agosto, clube o qual representou nas épocas 2014 e 2015, dominadas, entretanto, pelo Recreativo do Libolo.
Com uma vasta ‘folha de serviço’ pela Selecção Nacional, Mateus Galiano faz parte de uma geração que alcançou o importante feito de apuramento inédito de Angola para um Mundial de futebol.
Na memorável presença dos Palancas Negras no Mundial da Alemanha, em 2006, Mateus foi titular da equipa que Oliveira Gonçalves escalou para defrontar Portugal – derrota por 1-0 -, na estreia absoluta na maior montra de futebol mundial a nível de selecções.
Dezoito anos depois, apenas Mateus Galiano se encontra no activo, tendo os restantes 22 companheiros de balneário já ‘pendurado as botas’: João Ricardo, Lamá, Delgado, Jamba, Kali, Lebo Lebo, Loco, Marco Abreu, Marco Airosa, Rui Marques, André Makanga, Edson, Figueiredo, Mendonça, Miloy, Zé Kalanga, Akwá, Titi Buengo, Flávio, Love e Mantorras
Fonte: E&M