Site icon

Luanda: SIC detém caçador furtivo que se instalou no Parque Nacional da Quissama e vivia da venda dos animais que abatia

O Serviço de Investigação Criminal deteve um caçador furtivo que se tinha instalado no Parque Nacional da Quissama e abatia animais como elefantes e gazelas, que depois comercializava no mercado informal da Mutamba, em Luanda.

De acordo com o porta-voz do SIC, Fernando Carvalho, “o homem, de 38 anos, confessou às autoridades que desenvolvia esta actividade ilícita há dois anos e fazia dela o seu ganha-pão”.

“E, para melhor caçar os animais, o implicado instalou-se no parque da Quissama, levando consigo bens como tendas de acampamento, materiais de caça e produtos alimentares, contou à imprensa Fernando Carvalho.

Durante dois anos, o homem caçou animais como elefantes, javalis, veados e gazelas, que depois vendia no mercado informal da Mutamba, no distrito urbano da Vila Flor, município de Viana, contou Fernando Carvalho.

Quanto aos elefantes abatidos, o caçador não usava a sua carne para consumo, apenas aproveitava o marfim para vendê-lo, sobretudos aos cidadãos de nacionalidade estrangeira, acrescentou o SIC.

A operação realizada no Parque Nacional da Quissama resultou na detenção do indivíduo, bem como na apreensão de dois dentes de marfim, uma faca e vários fios que o caçador usava para capturar os animais.

O caçador furtivo está detido, indiciado do crime de agressão ambiental.

Fonte: NJ

Exit mobile version