O governo angolano constituiu uma comissão multissectorial para receber angolanos em situação migratória ilegal e que poderão ser repatriados em vários de países do mundo, incluindo Portugal e Estados Unidos da América.
A medida enquadra-se num conjunto de notificações que o estado angolano tem recebido de outras congêneres migratórias.
Portugal anunciou, há dias, planos para expulsar milhares de estrangeiros que vivem sem licença ou autorização legal no seu território, incluindo cidadãos angolanos.
Sobre o assunto, o secretário de Estado para Cooperação Internacional e Comunidades Angolanas, Domingos Vieira Lopes, diz ser normal o processo de deportação de imigrantes em situação migratória ilegal de um país para sua terra de origem.
O diplomata angolano assegurou que o país está a preparado para receber todos os possíveis cidadãos expatriados.
“Nós recebemos as notificações pontualmente à medida que eles vão apurando de acordo com os pressupostos que eles estabelecem, nós somos notificados…nós já temos uma equipa multissectorial preparada para recepção dos cidadãos angolanos”, garantiu secretário de Estado para Cooperação Internacional e Comunidades Angolanas.
O Ministério angolano das Relações Exteriores diz desconhecer, neste momento, o número de angolanos que se encontram em situação de ilegalidade em outras geografias.
Fonte: RFI