Bouaké (Do enviado especial) – O defesa Loide Augusto foi quinta-feira afastado da Selecção Nacional de futebol, que disputa o CAN`2023, na Côte d`Ivoire, por indisciplina.
De acordo com o seleccionador nacional, Pedro Gonçalves, a decisão surge da necessidade de salvaguardar o conjunto de algum efeito negativo em campo durante a competição.
Em conferência de imprensa, na noite de sábado, após a vitória de Angola diante da Mauritânia, por 3-2, para a 2ª jornada do grupo D, disputada no estádio da Paz, em Bouaké, reiterou a questão disciplinar como causa da dispensa.
Até então, a Federação Angolana de futebol não havia se pronunciado oficialmente sobre o assunto, levando a uma série de especulações sobre os reais motivos que resultaram no afastamento do jogador do 23 anos de idade, que evolui no Alanyaspor da Turquia.
Notícias postas a circular nas redes sociais e em alguns canais de comunicação online dão conta que o atleta alegou questões de saúde familiar para pedir dispensa, enquanto algumas correntes escreveram que o jogador não concordou com uma eventual condição de suplente.
Na competição, Angola ocupa a primeira posição do grupo, com 4 pontos, os mesmos que o Burkina Faso. Seguem-se a Argélia (2 pts) e Mauritânia (00).
O combinado nacional e a congénere burkinabe jogam terça-feira (23) para a liderança, em desafio da terceira e última ronda desta fase inicial.
O regulamento do CAN`2023 estipula que passam directamente para os oitavos-de-final as duas primeiras classificadas dos seis grupos constituídos e mais os quatro melhores terceiros da geral.
No total, participam actualmente 24 selecções e seguem para a fase seguinte 16, enquanto oito concorrentes regressam para casa.
Fonte: Angop