O Real Madrid recebe hoje, às 20 horas, no Estádio Santiago Barnabéu, o arqui-rival Barcelona, no “El clássico”, partida referente à 32.ª jornada do campeonato espanhol de futebol da Primeira Divisão.
Os dois emblemas, com maior destaque no futebol espanhol, estão separados por 8 pontos na tabela classificativa. O Real Madrid lidera a competição com 78 pontos, contra 70 dos catalães na segunda posição.
A faltar sete jornadas para o término da prova, uma vitória dos merengues alarga a distância para 11 pontos, números que poderão ser difíceis para se alcançar pelo Barcelona. Deste modo, a turma orientada por Xavi Hernández está interessada apenas na vitória para manter viva a esperança da revalidação do título.
Em termos motivacionais, a formação madrilena parece estar melhor, em função do apuramento às meias-finais da Liga dos Campeões Europeus, em pleno Estádio Etihad, afecto ao Manchester City.
O mesmo não se pode dizer do Barcelona, que ficou pelo caminho, ao ser derrotado pelo PSG por 4-1 em pleno Camp Nou. Contudo, isto não é motivo suficiente para atribuir a vitória aos donos de casa, porque os duelos entre si são sempre difíceis e atractivos. Tudo pode acontecer.
O técnico Xavi Hernández pode tirar vantagem no facto da equipa do Real Madrid apresentar-se cansada, depois do jogo com o Manchester City. O prolongamento criou desgaste físico aos principais craques: Vinícios Júnior e Rodrygo.
Fruto da situação, é possível que o onze inicial de Ancelotti tenha alguma novidade.
O Real Madrid dispõe de um plantel de luxo, que pode colmatar as ausências dos principais activos, mas o jogo é especial: os brasileiros Vinicius e Rodrygo, nesses momentos, têm a motivação acima da média por se tratar do maior clássico do campeonato espanhol e um dos melhores desafios da Europa e do mundo.
>FOnte: JA