Numa fase crítica do país a nível sociopolítico, em que muitos angolanos têm movido esforços para emigrar à procura de melhores oportunidades de trabalho e consequentemente melhor qualidade de vida, o músico Kanda reflectiu sobre o tema “emigração em Angola”, partindo do princípio de que “os bons filhos a casa devem retornar.”
Kanda considerou ser legítimo ir à procura do melhor para si, porém, destacou a importância de os angolanos voltarem à sua terra natal e trazerem consigo o conhecimento obtido na diáspora para contribuir no desenvolvimento do país.
“É de praxe um cidadão voltar para a sua terra natal depois de um tempo e trazer conhecimento, trazer novas luzes para contribuir no seu país. Precisamos ver como os outros fazem e para evoluir.” Disse.
O músico acredita que o país estaria mais desenvolvido se os angolanos que vivem na diáspora, sobretudo nos países do primeiro mundo, regressassem e dessem a sua contribuição.
“Tenho a plena certeza que o país estará melhor com a população carregada de um nível técnico profissional aprimorado. A juventude tem vontade… ela tem bagagem suficiente, tem experiência acumulada e servirá muito bem para passar para os outros. Garanto que será ouro sobre o azul”, concluiu.
Fonte: PL