O ministro de Estado para a Coordenação Económica, José de Lima Massano, afirmou, esta segunda-feira, em Luanda, que “África é hoje um continente em transformação real”.
Ao discursar na abertura do Fórum Empresarial União Africa-União Europeia, no âmbito da 7.ª Cimeira entre os dois blocos continentais, José de Lima Massano reconheceu que, apesar dos avanços, África ainda enfrenta um défice significativo de infra-estruturas”.
Em representação do Presidente da República, João Lourenço, referiu que o défice de infra-estruturas permanece como um dos principais entraves ao crescimento económico, bem como para a redução das desigualdades regionais e do comércio intra-africano.
Neste contexto, saudou a iniciativa Global Gateway por assumir compromissos firmes com a mobilização de recursos para investimento em infra-estruturas que criam oportunidades, congregam investidores, ampliam mercados e consolidam a inter-integração económica como é o caso do Corredor do Lobito.
De acordo com José de Lima Massano, o projecto, que interliga Angola, Zâmbia e a República Democrática do Congo, tem o potencial de movimentar mais de 20 milhões de toneladas de carga por ano, transformar a dinâmica comercial continental entre o próprio Atlântico e o interior e criar novos corredores de desenvolvimento económico.
Por isso, considerou, também, importante o engajamento direito da comunidade empresarial e financeira europeia e africana em parcerias mutuamente vantajosas que permitam responder as necessidades de um continente inteiramente jovem.
Fonte: JA

