Site icon

João Lourenço: “Favores” em troca de carros de luxo?

Rejeitaria uma “regalia” de 200 mil dólares? No caso, uma viatura de luxo Toyota VXR Twin Turbo? É isso que o Presidente de Angola, João Lourenço, pretende conceder a cada um dos 45 membros do Conselho Económico e Social (CES).

Feitas as contas, as mais de quatro dezenas de viaturas de luxo deverão custar aos cofres do Estado cerca de 9 milhões de dólares (8,4 milhões de euros), num país onde o salário mínimo não ultrapassa os 60 dólares (56 euros).

A medida, que está a gerar polémica nos meios de comunicação angolanos e nas redes sociais, consta de um decreto presidencial de 6 de fevereiro, que estabelece um novo regulamento do CES.

Com o decreto, o Presidente da República pode atribuir regalias aos membros do CES que sejam “compatíveis com a função”, embora os membros do Conselho Económico e Social continuem a não ser remunerados.

Em entrevista à DW África, o diretor-executivo da organização Friends of Angola, Florindo Chivucute, acusa o Presidente João Lourenço de estar a “comprar favores” aos seus conselheiros, depois de ter denunciado políticas semelhantes do seu antecessor, José Eduardo dos Santos.

“Além do abuso do erário público”, o diretor da ONG refere ainda que há indícios de corrupção, dado o preço a que foram adquiridas as viaturas – que diferem do preço habitual do modelo em causa.

Fonte: AN

Exit mobile version