O Presidente João Lourenço vai participar na cimeira Rússia/África quarta e quinta-feira em que estará também presente Isabel dos Santos, algo que poderá constituir um incómodo para o chefe de estado angolano.
Isabel dos Santos participa na cimeira como empresária, mas a sua presença numa altura em que cresce o feudo e a troca de palavras entre a família dos Santos e o governo de João Lourenço, poderá tornar-se incómoda para o Chefe de Estado.
Não há qualquer indicio de que haverá um encontro entre os dois mas desconhece-se se há planos evitar um encontro mesmo que informal nas recepções que acompanham sempre este tipo de eventos.
A presença de Isabel dos Santos causou de imediato interpretações diferentes com o cientista politico Rui Candove a dizer que significa ter havido “uma grande movimentação no ambito do lobing politico no clan Eduardo dos Santos”
“Dos Santos faz desta forma uma importante cartada jogando a sua Rainha Isabel dos Santos”, disse Candove para quem a presença de Isabel dos Santos “é tambem um sinal de que João Lourenço precisa de melhorar a sua comunicação porque pode se dar o caso que o governo russo ainda desconfia das politicas de João Lourenço”.
Mas o analista Olívio Kilumbo disse que a presença de Isabel dos Santos não tem qualquer significado politico tratando se apenas de “uma questão de oportunidade”.
“Não acredito que Putin apoie a familia dos Santos”, disse.