Angola perdeu neste domingo diante da Espanha, por expressivos 0-8, em jogo das classificativas do Campeonato do Mundo de hóquei em patins, mantendo a sexta posição alcançada em Barcelona´2019.
Na edição de 2009, disputada em Vigo, a selecção nacional também figurou no sexto posto, mas no seu histórico em eventos do género já teve um quinto lugar, em Nanjing´2017(China).
Neste desafio para o quinto e sexto posto, a selecção defrontou uma adversária ferida no seu orgulho. Já levava 32 anos que os espanhóis se mantinham no pódio do hóquei mundial.
Desconcentrada, o combinado nacional foi muito permissivo no seu sector recuado e perdulário no ataque, sendo que ao intervalo já perdia por 0-4, num campeonato que termina hoje no pavilhão Aldo Cantoni, em San Juan.
No reatamento, o cenário nublado manteve-se para os angolanos, já com sinais de cansaço físico e consequentemente menos discernimento, numa altura em que o guarda-redes Francisco Veludo era o melhor jogador em campo, aliás como em todo o desafio.
Fazendo o seu jogo, ciente de que a vitória não escaparia, a Espanha foi dilatando o resultado e chegou aos 8-0 final, números até então não consentidos neste evento.
A maior derrota na competição foi contra essa mesma Espanha, por 1-5, na fase de grupos.
Apesar deste resultado, Angola mantém-se na elite do hóquei mundial.
Portugal e Argentina disputam, também essa noite, a final do evento, que decorre em simultâneo com o feminino.
Fonte: Angop