Aliko Dangote, o homem mais rico de África, anunciou que uma das suas empresas, a Dangote Petroleum Refinery, vai comprar crude a Angola e a outros dois países africanos.
O anúncio, segundo a imprensa marroquina, foi feito pelo empresário num encontro recente com a comunicação social, na sua refinaria em Lagos, durante o qual avançou que, além de Angola, prevê também comprar petróleo à Líbia e ao Senegal.
No evento, o dono de uma fortuna avaliada em mais de 13 biliões de dólares anunciou que vai colocar em bolsa de valores – em Lagos e Londres – as suas duas novas grandes empresas, a Dangote Petroleum Refinery e a Dangote Fertiliser.
Estas cotações, de acordo com a mídia marroquina, deverão dar um impulso a Lagos, onde a Dangote Cement – ‘a galinha dos ovos de ouro’ do grupo Dangote – “já é a estrela em termos de capitalização”.
Assim, depois da Dangote Cement, da Dangote Sugar e da Dangote Flour Mills, a Bolsa de Lagos vai acolher, no início do próximo ano, outras duas grandes empresas do grupo pertencente ao homem mais rico de África.
Fonte: EM