Site icon Portal Ango Line

Histórico! Cabo Verde apura-se pela primeira vez para o Mundial de futebol

Histórico! Cabo Verde apura-se pela primeira vez para o Mundial de futebol

O país insular parou, esta segunda-feira, para assistir ao jogo de futebol mais importante da sua História. A seleção do país de língua oficial portuguesa, com pouco mais de 500 mil habitantes, defrontou e bateu por 3-0, esta segunda-feira, a equipa nacional de Essuatíni. É dia de festa em Cabo Verde. Os ‘tuberões azuis’ vão ao Mundial 2026!

O dia tão aguardado chegou. O Governo local concedeu, esta segunda-feira, tolerância de ponto para que os cabo-verdianos pudessem apoiar os heróis nacionais. 

E, dentro de campo, os jogadores não desiludiram. 

Diante da frágil seleção de Essuatíni, última colocada do grupo D, e com o fator casa a seu favor, a equipa de Cabo Verde começou a desenhar a vitória no início do segundo tempo, ao minuto 48, por intermédio de Dailon Livramento, jogador que atua no Casa Pia, que aproveitou uma má abordagem da defensiva adversária para inaugurar o marcador. 

Explosão imediata de alegria no Estádio Nacional, na Cidade de Praia, que rebentava pelas costuras. Ninguém queria ficar de fora desta grande festa. 

A dominar desde o minuto um, os cabo-verdianos, que entraram com mais energia na segunda parte, quiseram sentenciar a partida logos nos primeiros minutos após o regresso ao relvado. 

Aos 54 minutos, Willy Livramento encostou de forma certeira, após cabeceamento de Diney Borges ao segundo poste, e deitou por terra qualquer dúvida que houvesse sobre o apuramento dos ‘tubarões azuis’ no Mundial 2026, que será disputado nos EUA, México e Canadá. 

Mas ainda havia mais para contar. Aos 90+1 o veterano Stopira, que já havia anunciado o adeus à seleção, selou o resultado. Não havia melhor maneira de pôr termo à carreira internacional.

Exit mobile version