O Gana elegeu sem sobressaltos o candidato da oposição John Mahama como novo Presidente, tendo o seu opositor já reconhecido a sua derrota naquele país do sul de África, com 34 milhões de habitantes.
O vice-presidente do Gana, Mahamudu Bawumia, candidato do Novo Partido Patriótico (NPP), reconheceu esta manhã a sua derrota nas eleições que decorreram sábado e informou ter dado já os parabéns ao vencedor.
Mahama obteve 56,3% dos votos contra 41,3% de Bawumia.
“O povo do Gana falou, votou a favor da mudança e nós respeitamos isso com toda a humildade”, disse Bawumia, numa conferência de imprensa em Acra, cujas ruas começavam a encher-se de apoiantes de Mahama para alegres festejos.
Na sua conta na rede social X (antigo Twitter), Mahama, que já foi presidente do Gana de 2013 a 2017, confirmou ter recebido uma chamada de felicitações do seu oponente.
Apesar de a comissão eleitoral ainda não ter anunciado quaisquer resultados oficiais, os dados recolhidos pelo partido do vencedor apontam para uma vitória confortável.
O novo presidente, do Congresso Democrático Nacional (NDC) irá suceder a Nana Akufo-Addo, que termina agora o seu segundo mandato.
Fonte: CK