A disponibilização e a instalação de equipamentos (Router) para utilização da rede 5G em casa dos clientes serão feitas de forma gratuita pela Unitel, assegurou ontem, terça-feira, em Luanda, o director de core e serviços desta empresa, Júlio Gonçalves.
Em declarações à imprensa, após o acto de apresentação pública do serviço de internet residencial, denominado “Unitel Net Casa”, o responsável referiu que os agentes da operadora irão ao encontro dos potenciais clientes para oferecer e instalar os meios tecnológicos nas suas residências, sem custo dos usuários.
“ Os clientes não irão pagar nada pelo acesso e pela instalação dos equipamentos nas suas residências, mas pagarão os serviços disponibilizados pelo 5G”, afirmou.
A Unitel Net Casa contempla cinco planos semanais e mensais, com preços que variam de quatro mil kwanzas até Kz 125 mil, sendo que a velocidade varia entre 10 a 200 megabytes por segundo (mbps).
A titulo de exemplo, em 30 dias, o cliente poderá gastar 15 mil kwanzas para usufruir do serviço 5G com um a velocidade de 10 mbps.
Para ter acesso a este serviço, os clientes poderão dirigir-se às lojas da Unitel ou através dos “vendedores porta-a-porta”, que estarão nas zonas de cobertura do 5G.
A partir do Router, os usuários também poderão partilhar a internet com até cinco telemóveis, dependendo do plano a utilizar.
Segundo Júlio Gonçalves, a quinta geração dos telemóveis (5G) supera, em grande medida, a velocidade e o volume de informação dos actuais serviços 3G e 4G, respectivamente.
Esta tecnologia também permite dar maior velocidade nos serviços da telemedicina, assim como reduzir a mão-de-obra presencial nas indústrias, por exemplo.
Lançado, oficialmente, no dia 28 de Novembro último, a Unitel Net Casa vai abranger 29 zonas de Luanda, na primeira fase, prevendo cobrir toda capital do país nos próximos tempos.
Entre as zonas abrangentes nesta fase, destaca-se a Vila Alice, São Paulo, Baixa de Luanda, Maianga, Murro da Luz, Talatona, Nova Vida, Patriota, Jardim de Rosas, Quifica, Kilamba, Vida Pacifica e Sequele.
Após abranger toda extensão de Luanda, a Unitel irá expandir o 5G para as restantes províncias do país, começando por Benguela Huíla e Huambo, segundo a fonte.
Com pelo menos 12 milhões de clientes, líder do mercado de telefonia móvel em Angola, a Unitel testou, pela primeira vez, o serviço 5G em Dezembro de 2021.
Fonte: Angop