O ministro da Indústria e Comércio, Rui de Oliveira, conferiu posse, esta sexta-feira, 28, a João Fernando Quiúma, como novo Inspetor-geral da Autoridade Nacional Inspectiva de Segurança Alimentar (ANIESA), em substituição de Diógenes de Oliveira, que estava no cargo há mais de 4 anos.
Na cerimónia da tomada de posse, o titular da Indústria e Comércio disse que espera do novo Inspetor-geral uma liderança “transparente e exemplar” no que concerne à manutenção do tecido económico, “o que vai permitir o crescimento da economia a nível do País”.
Uma fonte ligada a ANIESA confidenciou à imprensa que a exoneração apanhou de surpresa Diógenes de Oliveira.
Refira-se que quando o Governo da Província de Luanda (GPL) iniciou s campanha de encerramento de armazéns, a ANIESA defendeu que a medida estaria a influenciar a subida de preços no mercado e que a transferência para locais não residenciais “não se faz da noite para o dia”.
Na altura, o então inspector-geral da ANIESA, Diógenes de Oliveira, disse ao Valor Económico que o GPL não podia encerrar qualquer tipo de superfície comercial, acto que somente cabe à ANIESA por força do decreto presidencial 267/20 de 16 de Outubro.
Fonte: NJ