Todos os detentores dos cartões de desconto da gasolina que o Executivo subsidia face ao aumento do preço de 160 para 300 kwanzas que tentaram usar os ATM”S viram os cartões retidos pelos aparelhos porque estes só são válidos nos postos de abastecimento.
A situação está a preocupar as autoridades porque há agora um grande número de taxistas e moto-taxistas que ficaram sem os seus cartões devido ao mau uso deles feito, até porque o Governo tinha deixado claro que só seriam válidos nas bombas de gasolina.
Nas províncias de Luanda, Benguela e da Huíla, são elevadíssimos os números de cartões retidos nos “Multicaixa”.
As autoridades asseguram que os bancos têm tido inúmeros transtornos administrativos para devolverem estes cartões aos proprietários.
As autoridades não adiantaram os números de cartões apreendidos, mas asseguram que são milhares de cartões já retidos e a situação é preocupante.
Em Luanda o GPL reitera com preocupação que muitos moto-taxistas e taxistas recorrerem aos ATM’s na tentativa de levantar os valores depositados nos cartões de subvenção à gasolina nos últimos tempos.
Filipe Cumandala, o director do gabinete provincial dos transportes, tráfego e mobilidade, afirma que os cartões são de utilização exclusiva dos postos de abastecimentos e a insistência em utilizá-los fora dos serviços destinados tem criado inúmeros transtornos.
De referir que o preço da gasolina subiu para o resto da população de 160 kwanzas para os 300, desde o dia 02 desde mês, mas os taxistas, moto-taxistas e operadores rodoviários vão continuar a pagar o preço anterior, porque o Executivo vai continuar a subvencionar metade do valor mensalmente.
Fonte: NJ