O Presidente da República, João Lourenço, vai participar na 16ª Cimeira Empresarial Estados Unidos – África, a decorrer na cidade de Dallas, Texas, de hoje até a próxima quinta-feira, sob o lema “Negócios EUA – África: Parcerias para o Sucesso Sustentável”.
O evento, organizado pelo Conselho Empresarial em África (CCA), principal associação empresarial dos EUA focada, exclusivamente, na conexão de interesses empresariais entre os EUA e o continente berço, vai reunir mais de 1.500 executivos dos sectores públicos e privado dos Estados Unidos e de África, incluindo Chefes de Estado, investidores internacionais, funcionários dos governos norte-americano e africano e entidades multilaterais interessadas.
A cimeira tem como objectivo possibilitar que os líderes africanos contactem, directamente, os decisores de governos e do sector privado, com vista a impulsionar parcerias empresariais sustentáveis entre os Estados Unidos da América e a África.
As sessões plenárias e os painéis temáticos da cimeira vão incidir, essencialmente, sobre as soluções para os desafios empresariais da actualidade nos sectores do Agro-negócio, Finanças, Energia, Saúde, Infra-Estrutura, Tecnologias de Informação e Comunicação, Indústrias criativas e outros.
Nos painéis de alto nível, vão participar vários Chefes de Estados africanos, membros do Governo dos Estados Unidos e outras entidades de destaques no mosaico empresarial norte-americano e africano. O programa da actividade prevê a participação do estadista angolano em dois painéis, nomeadamente, no quarto e sexto, cujos temas em abordagem serão: “Investimento em Infra-estruturas Estratégicas, Crescimento Sustentável” e “Navegar o Futuro Energético de África”.
Os dois painéis em que o Chefe de Estado vai participar vão ser realizados amanhã, sendo que o primeiro vai começar às 14h para terminar às 15h (21h em Angola), ao passo que o segundo painel inicia às 15h30 até às 16h30 (22h em Angola), como resultado da diferença horário entre Texas e Luanda, em, que Luanda está adiantada seis horas.
No primeiro painel, cujo moderador será Oliver Wright, o Presidente João Lourenço, que já se encontra nos EUA, vindo da Coreia, onde cumpriu uma visita oficial de dois dias, vai partilhar o espaço com o secretário-adjunto do Crescimento Económico, Energia e Clima do Departamento de Estado, José Fernandez, directora interina do Centro de Desenvolvimento de Minerais Africanos, Marit Kitaw, presidente e CEO da Gerald Group, Craig Dean, e o presidente e CEO da Garantindo o Futuro Energético da América (SAFE), Robbie Diamond.
No segundo painel, com a moderação de Marie-Helene Ben Samoun, o Chefe de Estado vai estar com o homólogo da Nigéria, Bola Tinubu, a presidente e PCA do EXIMBANK dos EUA, Reta Jo Lewis, presidente do Conselho de Administração da Chevron, Michael Wirth, presidente do Conselho de Administração da ExxonMobil, Darren Woods, e o presidente do Grupo Dangote, Aliko Dangote.
O primeiro painel tem como objectivos levantar discussões sobre a necessidade de investimento contínuo em transporte, energia, comunicações e em outras infra-estruturas essenciais no continente africano, para impulsionar um crescimento rápido e capaz de promover parcerias estratégicas com os Estados Unidos.
Este painel pretende destacar o papel transformador do investimento estratégico e da parceria no sector de infra-estrutura em todo o continente, que será o foco desta sessão. Diferente do primeiro painel, o segundo pretende discutir o futuro energético de África que exige um delicado equilíbrio em relação à garantia da produção de energia em quantidade e confiável para o desenvolvimento, ao mesmo tempo que se prioriza a sustentabilidade ambiental a longo prazo.
Neste painel, vão ser discutidos os desafios e as oportunidades específicas relacionadas ao financiamento de projectos de petróleo e gás existentes e futuros e reconhecer o papel vital das energias renováveis, numa visão de longo prazo.
Outro dos objectivos é o da criação de instrumentos financeiros inovadores, como financiamento misto e títulos verdes, ferramentas para o desenvolvimento responsável, assim como estratégias para atrair capital privado e garantir a sustentabilidade dos projectos para mitigar os riscos ambientais e sociais.
Este painel pretende identificar projectos que visam a adopção de tecnologias mais limpas para melhorar a eficiência. No contexto das tendências globais de energia, as grandes preocupações estarão relacionadas com as mudanças climáticas e os avanços tecnológicos sobre a viabilidade de projectos de petróleo e gás. Por essa razão, o painel examinará o papel da receita de petróleo e gás no financiamento da transição para uma combinação energética mais sustentável.
Além de todos estes aspectos, a sessão tem, também, como objectivo, incentivar discussões abertas e construtivas sobre o papel do petróleo e gás no quadro energético para o futuro de África, com foco, sobretudo, na sustentabilidade a longo prazo. De acordo com a organização do certame, esta parceria, entre os Estados Unidos da América e os países africanos, vai gerar oportunidades de cooperação em áreas como Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Sustentável.
No que diz respeito à identificação de oportunidades de investimento, a organização adianta que este evento vai oferecer uma plataforma de oportunidades de investimento específicos em infra-estruturas estratégicas em África, tanto para investidores americanos quanto para empresas locais e internacionais e inclui, igualmente, discussões sobre projectos em curso, planos de desenvolvimento futuro e áreas prioritárias para investimento.
Fonte: JA/AN