O Botafogo, clube em que actua o angolano Bastos Quissanga, sagrou-se campeão do Brasileirão, este domingo (8), ao vencer o São Paulo, por 2-1, em jogo da última jornada do campeonato, disputado no Estádio Nilton Santos, Rio de Janeiro.
O Botafogo volta assim a erguer a taça do Campeonato Brasileiro, 29 anos depois. As outras conquistas aconteceram em 1968 e 1995.
A agremiação de Bastos Quissanga, que se encontra lesionado após uma intensa temporada de de grande contributo a equipa, terminou a campanha com 79 pontos,.
Na época passada, o Botafogo detinha uma vantagem de 14 pontos na liderança, mas terminou a competição em 5.º lugar.
Campeão da Taça Libertadores, na semana passada, com o central angolano também ausente, o Botafogo conquistou a segunda taça em sete dias.
Nos festejos, foi visível nas imagens televisivas o forte abraço entre o técnico Artur Jorge e Bastos Quissanga, como que a reconhecer o contributo do defesa no sucesso da equipa.
Com o duplo triunfo, o Botafogo iguala o feito do Flamengo (2019) como os únicos clubes que venceram o Brasileirão e Libertadores na mesma época.
Ficha-técnica
São Paulo – Jandrei; Ruan (Igão), Alan Franco e Sabino; Igor Vinicius (Michel Araújo), Patryck, Longo, Marcos Antônio (Rodriguinho), Nestor; William Gomes (Ryan) e André Silva (Moreira).
Técnico: Luis Zubeldía.
Botafogo – John; Mateo Ponte, Adryelson, Marçal e Alex Telles; Gregore, Marlon Freitas (Allan) e Almada (Tchê Tchê); Luiz Henrique (Rafael), Savarino (Matheus Martins) e Igor Jesus (Tiquinho Soares).
Técnico: Artur Jorge
Golos – Savarino, aos 37`, e Gregore, aos 46`.William Gomes descontou para o São Paulo, aos 18`.
Local- Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro
Fonte: Angop