O artista e compositor angolano Barceló de Carvalho “Bonga” considerou, esta quinta-feira, gratificante o facto de que as suas músicas têm sido destaque em vários eventos como patinagem artística, filmes e demais cerimónias.
Bonga, de 83 anos, reagia por ocasião da publicidade da Bugatti que circula nos últimos dias ao som de um dos temas do seu vasto reportório com o título “Mona Ki Ngi Xica”.
A música gravada pelo artista e compositor angolano quando estava em exílio, nos Países Baixos, retrata um período em que o regime colonial subjugava o povo, enquanto mães viam laços com os filhos serem quebrados pela força de um contexto de perseguição e violência, bem como pela despedida, a dor, o sofrimento, a resistência e a esperança.
Décadas depois, a faixa do álbum “Bonga 72” continua a sobreviver ao teste do tempo e desta vez chega ao mundo na rede social X, acompanhada de uma descrição: “sol, mar e asfalto. Os entusiastas da Bugatti vivenciam a Andaluzia ao estilo Bugatti”.
A escolha deste lamento não passou despercebida aos internautas que expressaram sentimentos como orgulho, admiração e curiosidade quanto à intenção da marca de carros de luxo e a adequação ao público-alvo.
Porém à imprensa sugere aos leitores, que tal ficarmos pelo “hummm, hummm” que lhe é característico e celebrarmos uma lenda viva que fala por si e deixarmos ecoar a sonoridade tradicional do nosso país além-fronteiras?
Fonte: JA

