O ex-Chefe de Estado brasileiro, Jair Bolsonaro, os seus antigos ministros e assessores estão a ser alvo de uma operação realizada nesta quinta-feira, 8 de fevereiro, pela Polícia Federal sobre uma tentativa de golpe de Estado.
Segundo a imprensa local, os agentes da polícia já estiveram numa casa de Bolsonaro, em Angra dos Reis, e determinaram a entrega do passaporte, tendo ainda apreendido o telemóvel de um dos assessores, Tercio Arnaud Tomaz. As autoridades policiais brasileiras disseram que estão a ser cumpridos 33 mandados de busca e apreensão, quatro mandados de prisão preventiva e 48 medidas cautelares diversas da prisão, que incluem a proibição de manter contacto com os demais investigados, proibição de se ausentarem do país, com entrega dos passaportes no prazo de 24 horas e suspensão do exercício de funções públicas.
Numa entrevista concedida à rádio Itatiaia, o Presidente brasileiro, Lula da Silva, foi questionado sobre a operação e disse esperar que a Polícia Federal faça as coisas da forma mais democrática possível, sem nenhum abuso, seguindo as determinações da Justiça, e depois apresente para a sociedade o resultado do que encontraram.