A Bolsa de Dívida e Valores de Angola (Bodiva) fechou o ano de 2022 com um resultado líquido na ordem dos 343 milhões de kwanzas.
Em comunicado remetido ao VerAngola, a Bodiva informa que foi divulgado, na passada Sexta-feira (31 de Março), o Relatório e Contas relativo ao exercício económico de 2022 – aprovado nesse mesmo dia em Assembleia Geral –, com um resultado líquido de 343 milhões de kwanzas.
“Face ao período homólogo, a Bodiva registou um resultado líquido superior em 50 por cento, mantendo a tendência de desempenho positivo dos últimos anos, tendo se destacado um aumento expressivo da componente de resultados financeiros em 43,33 por cento”, lê-se na nota.
Além disso, acrescenta o comunicado, das demonstrações financeiras apresentadas, “pode-se ainda constatar um ligeiro aumento do activo líquido em 12,69 por cento” face a 2021 para 6.005 milhões de kwanzas, tal como um incremento do volume de negócio em 25,48 por cento face a 2021 para 2.785 milhões de kwanzas.
Em relação ao volume de negócio, realça-se “o aumento de 26,67 por cento dos proveitos decorrentes da actividade de gestão e mercados regulamentados, resultante da comissão de emissão das acções dos Bancos BAI e do BCGA, admitidas no Mercado de Bolsa e a integração do primeiro Fundo de Investimento no Mercado de Bolsa de Unidades de Participação”, assim como o “de 18,51 por cento dos proveitos resultantes da actividade de compensação, liquidação e custódia, que também sentiram o impacto positivo da entrada em bolsa dos dois activos”, refere ainda a Bodiva.
Já para este ano, a bolsa diz perspectivar a manutenção de resultados positivos da entidade, assim como reitera “o seu compromisso em contribuir para o desenvolvimento e crescimento do sector financeiro e económico, com um serviço eficiente, robusto e transparente, investindo para tal na melhoria contínua das infra-estruturas tecnológicas e no quadro de pessoal especializado”.
Fonte: VA