Cerca de 10 elementos não identificados, munidos com armas de fogo do tipo AKM e pistolas, mataram a tiro o antigo director-geral do Instituto Nacional da Aviação Civil (INAVIC), Carlos Manuel David, de 67 anos de idade, reformado, e alvejaram a sua esposa e os dois filhos. O facto ocorreu na madrugada de terça-feira, 22, durante um assalto a sua residência, no município do Kilamba Kiaxi.
Segundo a cunhada do malogrado, os marginais tão logo identificaram a residência, todos armados, escalaram o muro do quintal e arrombaram a porta que dá acesso ao interior da residência.
Explicou que o filho da vítima apercebeu-se do movimento estranho através do latir dos cães, e entendeu sair para verificar o que se passava, tendo se deparado com os meliantes já na cozinha.
“Ele pediu socorro e os pais foram até à cozinha para saber o que se passava, e perceberam que estavam diante de um assalto, e aí começou o terror”, desvendou.
Explicou que os bandidos começaram por exigir valores monetários e, sem mostrarem resistência, a família entregou 50 mil kwanzas, três telemóveis de diferentes marcas e um televisor plasma.
Não satisfeitos com os meios em sua posse, efectuaram vários disparos, tendo atingido o peito do infeliz, que acabou por morrer no local.
De seguida, e sem remorsos, os criminosos efectuaram mais outros tiros que atingiram a esposa do malogrado, de nome Feliciana Pedro Matari David, de 61 anos de idade, e dois filhos do casal, Gaudêncio Bula David, de 36 anos de idade, e Euclides Pedro David, de 38 anos de idade nas regiões do abdómen, clavícula e nos membros superiores e inferiores.
Depois de alvejarem a família, na retirada, os bandidos levaram a viatura do infeliz, de marca Toyota, modelo Prado, TXL, de cor preta,
Em desespero, a esposa do malogrado em prantos, comunicou a situação ao seu irmão, e este, por sua vez, como vivia próximo, saiu da sua casa e dirigiu-se ao Comando Provincial de Luanda, onde pediu ajuda e, a partir do Comandante Municipal do Kilamba Kiaxi, foi rapidamente movida uma patrulha para prestar auxílio à família que acabava de perder o chefe da família pai.
“Quando chegamos ao local, encontramos que as três vítimas já haviam sido socorridas pela polícia até a uma unidade hospitalar, onde recebem tratamento, apenas o meu cunhado havia ficado porque já estava sem vida”, detalhou o irmão da esposa.
O Na Mira do Crime sabe que na altura do assalto, haviam 10 membros da mesma família no interior da residência, entre crianças e adultos, que ficaram expostos a todo perigo.
Vale sublinhar que a viatura foi recuperada horas depois pelas autoridades nos arredores da centralidade Marconi, no município do Hoji-ya-Henda.
Fonte: NaMiraDoCrime