Os accionistas do Banco Sol, o oitavo maior em volume de lucro do sistema financeiro nacional, decidiram remodelar o board, incluindo a Mesa da Assembleia-Geral, o Conselho Fiscal e a Comissão de Remuneração.
Segundo à imprensa, no passado dia Foi 26 de Abril, o órgão representativo dos accionistas do banco procedeu às alterações, tendo feito uma profunda alteração na administração, sinalizando a saída de Paixão Franco e a entrada de Osvaldo Macaia na presidência executiva.
Embora, 15 dias depois, o banco continuasse a observar um silêncio sepulcral, sem emitir qualquer comunicação aos investidores, depositantes e o público geral, relativamente às alterações efectuadas, O Telegrama soube de fonte segura que o Banco Nacional de Angola (BNA) acabou de aprovar o nome de Eliseu Daniel Vunge Agostinho para assumir a presidência da comissão de remuneração.
Eliseu Vunge, como também é conhecido, é um consultor económico, professor universitário e membro do conselho científico do Instituto Superior Politécnico Metropolitano de Angola (IMETRO). Foi director de Ciências Económicas e Gestão na mesma instituição de ensino superior.
Tem mestrado em Contabilidade e Finanças pelo Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto (ISCAP), Portugal, e é doutorando em Economia pela Universidade do Porto. No seu percurso profissional, além de leccionar no curso de pós-graduação em Finanças Empresariais, Eliseu Vunge é um investigador associado e co-orientador de dissertação de mestrado no ISCAP, o instituto superior de contabilidade e administração da Universidade do Porto.
Iniciou a sua carreira como contabilista no Instituto Angolano das Comunicações (INACOM). Depois mudou-se para a construtora Teixeira Duarte, onde foi tesoureiro sénior e, mais tarde, na Toyota Angola, como contabilista. O novo presidente da Comissão de Remuneração do Banco Sol, em substituição de Pedro Cláver da Costa Furtado, é autor do livro “Aprenda Contabilidade de Forma Simples”.
Fonte: O Telegrama/ AN