Angola está interessada em adquirir dos Estados Unidos da América (EUA) um sistema de construção de máquinas militares de última geração, veículos de transporte de logística e aeronaves.
A intenção foi manifestada nesta quarta-feira, pelo ministro da Defesa Nacional, João Ernesto dos Santos “Liberdade”, durante um encontro que manteve, no Pentágono, Washington, com o secretário de Defesa norte-americano, Lloyd J. Austin.
João Ernesto dos Santos “Liberdade” enumerou, ainda, a aquisição de um sistema de pontes, a ser fornecido pela Acrow Bridges, e a aquisição de uma frota de veículos tácticos leves, a serem abastecidos pela General Motors Defense, além da aquisição de aeronaves.
O Ministro disse que o país assume uma estratégia de cooperação nos domínios bilateral e multilateral, com vista à sua ascensão competitiva no cenário internacional, preservando cada vez mais os seus interesses no continente e no mundo.
Por seu turno, o secretário de Defesa dos EUA, Lloyd J. Austin disse que Angola é um parceiro estratégico e um líder regional, pelo que os Estados Unidos valorizam “profundamente” os laços cada vez mais estreitos entre ambas nações.
Em Setembro do ano passado, lembrou o ministro, teve o orgulho de ser o primeiro secretário de Defesa dos EUA a visitar Angola, e teve boas discussões com o Presidente João Lourenço e com a equipa no Ministério da Defesa. “Estou orgulhoso de tudo o que temos feito juntos para aprofundar nossa parceria, desde a segurança marítima até a manutenção da paz, passando pela política de defesa e mais”, sublinhou Lloyd Austin.
Fonte: CK