Site icon

75% da população angolana não faz poupança financeira, diz BNA

As estatísticas apontam que cerca de 75 por cento da população angolana não faz poupança financeira.

Os dados foram apresentados esta segunda-feira, 28, pelo técnico do departamento de inclusão Financeira do Banco Nacional de Angola (BNA), Lourenço Kibonda, durante a campanha de educação financeira, promovida pelo BNA, que decorre de 28 a 01 de Novembro, sob  o lema: “Dinheiro poupado, futuro assegurado”

O técnico, que apresentava o tema: “A relevância socioeconómica da poupança”, deu a conhecer que o estudo da instituição financeira aponta ainda que 59 por cento da população é vulnerável e apenas 10 por cento tem saúde financeira.

Entretanto, no estudo efectuado pelo BNA, no segundo trimestre deste ano, apenas 37 por cento dos entrevistados com mais de 15 anos realizam um orçamento familiar e 76 por cento já enfrentaram dificuldades financeiras.

De acordo com a administradora Executiva do BNA, Marília Poças, os baixos graus mostram que é preciso intensificar os esforços na educação financeira devido aos desafios presentes na situação económica actual.

Já o director do departamento de inclusão financeira do BNA, Edilson Pimenta, lembrou igualmente que para se inverter o quadro foi criado o comité de coordenação para a estratégia nacional de inclusão financeira, que envolve várias instituições do sector público e privado e prevê lançar a estratégia nacional até o primeiro trimestre de 2015.

E para saudar o 31 de Outubro, Dia Mundial da Poupança, o Banco Nacional de Angola vai realizar a ‘Semana da Poupança’, com objectivo de despertar os cidadãos para a “importância de desenvolver hábitos de poupança, como factor catalisador para o desenvolvimento socioeconómico, e contribuir para a promoção da literacia e inclusão financeira”.

Segundo o banco central, esta iniciativa dirige-se à “população em geral, com particular incidência nas crianças, jovens e mulheres”.

Fonte: CK

Exit mobile version