Mais de 100 mil efectivos da Polícia Nacional (PN), dos diversos órgãos do Ministério do Interior (MININT), vão assegurar a quadra festiva este ano e o comandante geral da polícia quer disciplina e respeito pelos cidadãos, mas insta os efectivos a não tolerarem desordem pública durante e depois do Natal e do Ano Novo.
Os dados foram passados à imprensa pelo director de segurança pública e operações da Polícia Nacional, comissário Orlando Bernardo, durante a formatura geral de lançamento das forças para o asseguramento da quadra festiva 2024/2025, na Unidade de Reacção e Patrulhamento (URP), em Luanda, esta sexta-feira, no acto presidido pelo comandante geral, Francisco Ribas da Silva.
O comandante geral orientou os efectivos policiais a tornarem-se agentes de sensibilização no seio das famílias e amigos, para o reforço da prevenção e combate à criminalidade durante e após a passagem de ano.
Francisco Ribas exortou os efectivos a manterem a disciplina e a prontidão para a elevação do sentimento de segurança das populações, garantindo a ordem e a tranquilidade pública no País.
“Estamos num período festivo, em que temos de imprimir um esforço acima do habitual para que os cidadãos vivam em segurança, paz e tranquilidade este período de natal e da passagem de ano. Nós temos a missão de garantir a ordem, a tranquilidade e a paz”, exortou o número 1 da polícia.
Quanto à sinistralidade rodoviária, o número 1 da polícia pediu aos efectivos para se empenharem mais para a redução dos acidentes.
“A partir de hoje, devemos elevar a nossa capacidade de intervenção e de disciplina, pois, sem disciplina não vamos conseguir atingir os nossos objectivos e metas”, disse o comandante geral.
Francisco Ribas da Silva apelou também à população para colaborar mais, denunciando todos aqueles que insistem em comportamentos que alteram a ordem e a tranquilidade públicas, bem como aconselhou às famílias a pautarem-se pela precaução nas residências para evitar acidentes domésticos.
Fonte: NJ