A Procuradoria-Geral da República na província do Uíge elegeu os julgamentos sumários como prioridades para a instituição, a partir deste ano, com objectivo de combater os crimes com moldura penal igual ou inferior a três anos.
De acordo com o procurador-geral interino das terras do Bago Vermelho, com esta medida, vai-se assim acelerar o processo judicial e garantir respostas mais eficientes e eficazes, em relação as infracções de menor gravidade sem comprometer a justiça.
Isaac Ernesto anunciou que até ao momento foram registados mais de 30 casos de processos de julgamento sumário, um número considerado a quem do esperado.
“Infelizmente nós aqui no Uíge, tivemos um número de processo muito baixo, em relação as outras províncias, e isto representa que estamos a usar muito pouco os processos de julgamento sumário” assegurou, acrescentando que esta medida de aceleração dos processos desta natureza vai desincentivar a prática do crime.
O combate a corrupção nas instituições públicas, vão igualmente merecer a atenção das autoridades, segundo assegurou o responsável em entrevista à RNA.
Fonte: CK