A indústria musical angolana está a negociar com a plataforma digital “YouTube” para permitir a monetização de vídeos dos artistas em Angola.
A informação foi avançada pelo executivo da indústria musical e director-geral da Audac, Lucioval Gama, durante o Podcast “Fora da Caixa”, apresentado por Magga Skill.
Segundo o responsável, nos próximos meses, os conteúdos reproduzidos em território angolano passarão a gerar receitas.
Durante o programa, Lucioval Gama abordou, ainda, a presença de artistas angolanos em grandes eventos internacionais, como os Latin Grammy, e anunciou a criação da Academia de Negócios da Música, uma iniciativa que será lançada em breve em parceria com a Roc Nation e outros parceiros nacionais e internacionais.
O projecto pretende formar executivos musicais e tornar a indústria mais profissional e auto-sustentável, sobretudo com a entrada de grandes editoras no país, soube o JA Online.
Em 2022, Lucioval Gama foi o responsável pela negociação com a Meta, que resultou na disponibilização do Instagram Music em Angola e na reprodução de músicas no Facebook sem restrições.
É um dos nomes mais activos na defesa de uma remuneração justa para os criadores e na estruturação de um mercado musical alinhado com padrões internacionais.
Fonte: JA