“Justiça condena Baltasar Ebang Engonga a oito anos de prisão por desvio de fundos públicos”

Baltasar Ebang Engonga, sobrinho do Presidente da Guiné Equatorial, foi condenado nesta Quarta-feira 27, a oito anos de prisão por desvio de fundos públicos. A decisão do Tribunal Provincial de Bioko inclui ainda o pagamento de uma multa de cerca de 220 mil dólares, segundo fontes judiciais citadas pela imprensa local. O caso envolve despesas de viagem fictícias e marcou um raro episódio em que um membro próximo da família presidencial é julgado e condenado de acordo com a BBC NEWS.
A sentença surge meses depois de Engonga ter estado no centro de um escândalo internacional, quando mais de 400 vídeos de teor sexual envolvendo o dirigente foram divulgados nas redes sociais. Embora o episódio tenha causado enorme repercussão política e social, os magistrados sublinharam que as gravações não fizeram parte das acusações formais, limitadas aos crimes económicos.
Durante o julgamento, o Ministério Público tinha pedido até 18 anos de prisão por desvio de fundos, enriquecimento ilícito e abuso de poder, além da interdição de cargos públicos. Contudo, o tribunal optou por uma condenação mais branda.
Fonte: PL