As duas aeronaves são do modelo White Tall Dreamliner. De acordo com um despacho presidencial, consultado pelo Valor Económico, o montante destina-se ainda à aquisição de um motor e um propulsor sobressalentes. A entidade financiadora é a JP Morgan, uma das maiores instituições financeiras do mundo, localizada em Londres, e o Afreximbank, o Banco Africano de Importação e Exportação.
De acordo com o documento, a garantia soberana deve ser afectada gradualmente conforme se verifique o cumprimento das operações previstas nos pagamentos antecipados, estando imediatamente disponíveis após a entrega da primeira aeronave.
Pela emissão da garantia, a TAAG vai pagar uma taxa de 1%. O Governo justifica a emissão desta garantia com objectivo de reforçar a frota da companhia nacional, a fim de doptar a empresa de “meios necessários para o seu funcionamento”.
Em Janeiro deste ano, o Governo anunciou a compra de três aeronaves para a TAAG, com uma garantia soberana de 110 milhões de dólares, para o financiamento de pagamentos antecipados, para a entidade financiadora que era a mesma o Afreximbank.
Fonte: VE