O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, endereçou uma mensagem de felicitação ao Presidente da República, João Lourenço, e ao povo angolano, por ocasião das celebrações dos 50 anos da Independência Nacional, assinalados esta terça-feira, 11 de Novembro.
Na nota, Trump expressa “as mais calorosas felicitações” ao Chefe de Estado e ao povo de Angola, destacando que o país alcançou, ao longo de meio século, “uma paz duramente conquistada, estabilidade e crescimento económico”.
“Angola é hoje uma nação líder na região, promotora da prosperidade, da paz e dos esforços de reconciliação em toda a África Austral uma história de que os fundadores se orgulhariam”, escreveu o governante norte-americano.
Trump sublinhou ainda o potencial do país, fruto da sua “rica cultura e abundantes recursos”, factores que, segundo ele, abrem oportunidades significativas para o fortalecimento das relações entre Angola e os Estados Unidos.
“O meu país orgulha-se de apoiar Angola nos esforços de expansão do comércio regional e da integração económica, através de projectos como o Corredor do Lobito, que tem o potencial de abrir novos mercados e impulsionar a prosperidade em toda a África Austral”, lê-se na mensagem.
O Presidente norte-americano conclui reafirmando a sua vontade de “consolidar o progresso alcançado e trabalhar em conjunto para atingir sucessos ainda maiores nos próximos anos”, destacando o crescimento da cooperação bilateral nos domínios da energia, infra-estruturas e investimento privado.
Fonte: CK

