O director da Unidade de Informação Financeira (UIF), Alberto Capeça, entende que Angola está “no bom caminho” para sair da “lista cinzenta” de monitoramento reforçado do Grupo de Acção Financeira Internacional (GAFI), até Janeiro de 2027.
De acordo com o responsável, durante um encontro ordinário do Comité de Supervisão da Unidade de Informação Financeira (UIF) “todas as forças vivas do país estão comprometidas” em concluir este plano de acção até Janeiro de 2027. “Estamos no bom caminho para sair da lista cinzenta. Temos um compromisso muito alto no nosso país”, avançou.
Angola já apresentou essa intenção ao GAFI em duas ocasiões, em Abril, na Tanzânia, e em Setembro, em Moçambique. Esse propósito prevê ser cumprido através da implementação de diplomas que reforcem a conformidade do país com as recomendações internacionais.
Durante o encontro, discutiu-se a revisão de dois diplomas, incluindo alterações pontuais à Lei do Branqueamento de Capitais, Financiamento do Terrorismo e da Proliferação de Armas de Destruição Massiva, de forma a suprir insuficiências identificadas pelo GAFI no âmbito do processo de monitorização reforçada.
Angola voltou a ser incluída na “lista cinzenta” do GAFI em 2024, depois de ter saído em 2016.
Fonte: VE

