O Comandante-Geral da Polícia Nacional, Comissário-Chefe Francisco Monteiro Ribas da Silva suspendeu a compra de fardas pelos efectivos de forma individual.
De acordo com duas notas a que à imprensa teve acesso, o Comandante-Geral tomou essa decisão em virtude de nos últimos tempos se estar a registar a compra de fardamento e outros acessórios policiais em canais não oficiais e recomendáveis pela corporação como redes sociais e não só, situação que coloca a imagem da corporação em maus lençóis.
Deste modo, segundo os documentos, a medida visa “estabelecer regras que disciplinem a aquisição de equipamentos policiais e uniformes”.
“Fica expressamente proibida a aquisição de equipamentos policiais de uniformes, de forma individual, por parte de todos os órgãos da Polícia Nacional de Angola (PNA)”, lê-se no despacho n.° 1253, publicado no dia 17 do mês e ano em curso e que entrou em vigor na data da sua publicação.
No despacho 1252 do mesmo dia, mês e ano, o Comissário Geral Francisco Monteiro Ribas da Silva chama atenção ao facto de, alguns efectivos da PNA fazerem uso inadequado do uniforme, muito deles, usando peças de fardamento em simultâneo com roupas civis, quando se apresentam em público.
Fonte: AN