As quatro empresas que compõem o Mercado de Bolsa de Acções (MBA) na Bolsa de Dívidas e Valores de Angola (BODIVA) obtiveram um desempenho positivo, com destaque para empresas do sector bancário.
Segundo as demonstrações financeiras das empresas listadas, consultadas pela revista Economia & Mercado, o lucro acumulado das cotadas em bolsa foi de 115,6 mil milhões de kwanzas, o que representa um crescimento de 153% face ao igual período do ano passado, quando contabilizaram 45,7 mil milhões de kwanzas.
Para o especialista em Finanças, Lopo Santos, este desempenho sugere um possível aumento nos dividendos no próximo ano, tornando de igual modo as acções ainda mais atractivas.
“O lucro das quatro empresas listadas sinaliza positivamente o mercado, com destaque para o Banco Angolano de Investimentos, com um aumento expressivo de 194%, o que reforça a confiança dos investidores, especialmente por serem empresas reconhecidas como boas pagadoras de dividendos”, referiu.
O Banco Angolano de Investimentos (BAI), maior banco privado do país em termos de activo, foi a empresa mais lucrativa da bolsa de valores. Nos primeiros 90 dias, a pioneira do mercado de bolsa de acções somou 101 mil milhões de kwanzas.
Em média, as acções do BAI foram negociadas ao preço de 58 320 kwanzas, apresentando uma maior oscilação no preço em relação às demais acções. Até 30 de Março, a capitalização bolsista atingiu o valor de 1,17 biliões de kwanzas.
O bom resultado alcançado no primeiro trimestre pelo BAI reflectiu na valorização das acções que superou a máxima histórica de 66 mil kwanzas.
Apesar do recuo em 1% face ao período homólogo, o Banco Caixa Geral Angola (BCGA) foi a segunda empresa com maior lucro registado. A entidade financeira, que emitiu as acções no mercado secundário em Junho de 2022, viu o lucro a recuar 1% para 11,2 mil milhões kwanzas em relação ao período homólogo.
Neste período, o BCGA apresentou um preço médio por acção de 14 652 kwanzas e uma capitalização bolsista de 329 mil milhões de kwanzas.
A empresa do sector de seguros, ENSA, registou um lucro de 2,1 mil milhões de kwanzas e uma capitalização bolsista que se cifrou em 45,60 milhões kwanzas, sendo que acções foram negociadas ao preço médio de 18 893 kwanzas.
Entre as cotadas em bolsa, a BODIVA foi a empresa que menor lucro apresentou no primeiro trimestre. As demonstrações financeiras apontam para um resultado líquido de exercício de 804 milhões de kwanzas e um preço médio por acção de 23 333 kwanzas.
Para o especialista, o resultado do primeiro trimestre vem enfatizar o papel da bolsa como mecanismo eficaz de rentabilizar as poupanças dos investidores
Fonte: E&M