O Banco Nacional de Angola (BNA) definiu novos valores mínimos de capital social para os bancos comerciais e de desenvolvimento, estabelecendo 15 mil milhões de kwanzas para os bancos comerciais e 50 mil milhões de kwanzas para os bancos de desenvolvimento. Economista prevê saída no mercado ou fusões de instituições bancárias.
Com o objectivo de reforçar a estabilidade do sistema financeiro, o BNA actualizou o capital social mínimo das instituições financeiras bancárias, abrangendo bancos comerciais e de desenvolvimento.
O novo Aviso revoga a regulamentação anterior, em revisão ao Aviso n. 17/22 de 7 de Outubro, e estabelece valores mais elevados, com 15 mil milhões de kwanzas para os bancos comerciais e 50 mil milhões de kwanzas para os bancos de desenvolvimento.
De acordo com o BNA, as instituições bancárias devem garantir an integral realização do capital social nos montantes fixados, sendo que o incumprimento desta exigência constitui contravenção, sujeita a penalizações previstas na legislação aplicável.