Angola e o Gabão reforçaram a cooperação que mantêm desde 11 de Novembro de 1975 com a assinatura, segunda-feira, em Libreville, de mais um acordo no domínio da Cultura.
O referido acordo, rubricado no quadro da visita oficial de 24 horas que o Presidente da República, João Lourenço, efectuou àquele país, a convite do homólogo gabonês Brice Oligui Nguema, vai permitir maior aproximação entre Angola e o Gabão neste domínio.
O acordo tem como objectivo promover uma cooperação mútua e benéfica no domínio das Artes, da Cultura e da Língua, tendo em vista o desenvolvimento de actividades, programas e projectos para trocas culturais e artísticas.
Em declarações à im- prensa, no fim da assinatura do acordo e das conversações entre as delegações dos dois países, actos realizados no Palácio Presidencial local, o Chefe de Estado angolano manifestou a necessidade do relançamento das relações com o Gabão, com realce para a realização, o mais cedo possível, da reunião da Comissão Mista Bilateral, prevista, desta vez, para Angola.
“Senhor Presidente, fique confiante na nossa vontade de aprofundar os laços de amizade e de cooperação económica entre Angola e o Gabão”, assegurou o Estadista angolano ao homólogo gabonês.
No quadro, ainda, das acções viradas para o fortalecimento das relações entre os dois países, João Lourenço convidou o Presidente eleito do Gabão, Brice Oligui Nguema, a efectuar, também, uma visita oficial a Angola, convite prontamente aceite pelo Estadista gabonês.
O Presidente João Lourenço considerou, ainda, as eleições no Gabão um bom exemplo a seguir por todos os países do continente.
“Daí a razão de termos orientado a Comissão da União Africana, através do Conselho de Paz e Segurança, a levantar todo o tipo de sanções e impedimentos que pesavam sobre a República do Gabão”, acentuou o Chefe de Estado angolano, tendo realçado o facto de Oligui ter cumprido a promessa de realizar eleições democráticas no seu país dentro dos prazos prometidos.
O Presidente da República lembrou, também, que vários grupos de observadores foram unânimes em considerar que as eleições foram livres e democráticas.
“O povo teve a liberdade de expressar a sua vontade nas urnas, com o mínimo de abstenções no dia das eleições, o que é também de se louvar”, ressaltou João Lourenço, que encorajou as autoridades do Gabão a se dedicarem ao desenvolvimento económico e social do país, em prol dos seus cidadãos.
“Podem contar com o nosso apoio, enquanto país irmão, Angola, no quadro da relação bilateral que temos, assim como, também, com o apoio da grande família a que todos pertencemos, que é a União Africana”, destacou.
Oligui Nguema recebe João Lourenço no aeroporto
João Lourenço chegou à cidade de Libreville no período da manhã de ontem, para o início da visita oficial.
Diferente do que tem sido prática, em que se desloca ao aeroporto o ministro das Relações Exteriores ou uma outra entidade do país para a recepção de uma visita da sua dimensão, foi o próprio Presidente Brice Oligui Nguema que se deslocou ao aeroporto para receber o Chefe de Estado angolano, num gesto de hospitalidade e respeito, demonstrando a necessidade que os dois países sentem de estreitar, cada vez mais, as relações.
Esse e outros gestos não passaram despercebidos ao Presidente João Lourenço, que reservou espaço na sua comunicação à imprensa para os destacar.
“Gostaria de aproveitar esta oportunidade para, no meu nome próprio e no da delegação que me acompanha, agradecer a Vossa Excelência Senhor Presidente, ao Governo do Gabão e ao povo gabonês pela forma bastante calorosa e amigável como fomos recebidos à nossa chegada esta manhã aqui a esta bela cidade de Libreville”, aflorou.
No aeroporto, o Presidente João Lourenço foi recebido em apoteose por um grupo de cidadãos angolanos residentes naquele país, que exibiam cartazes com o nome de todas as províncias do país.
Libertação de presos angolanos
A ocasião serviu para o Presidente João Lourenço agradecer ao homólogo gabonês por ter indultado um grupo de angolanos que se encontravam a cumprir pena de prisão naquele país.
“Nós trataremos de enviar o meio adequado para os levar de volta ao seio das suas famílias”, assegurou o Presidente João Lourenço.
A visita oficial do Presidente João Lourenço, que ontem regressou ao país, terminou com um almoço oferecido pelo Presidente gabanês.
Fonte: JA