
Após décadas de clamor da população e dos automobilistas do município de Viana e não só, finalmente o Governo Provincial de Luanda (GPL) anunciou que vai reabilitar nos próximos 16 meses aquele troço que liga o município de Viana, em Luanda, ao município de Calumbo, no Icolo e Bengo, através dos Zangos.
O governador de Luanda, Luís Nunes, presidiu, nesta quinta-feira, 27, à cerimónia de consignação da empreitada para a construção daquela via estruturante na ligação Viana/Calumbo.
As obras estarão a cargo da construtora MOTA-ENGIL e o GPL vai gastar mais de 25 mil milhões de kwanzas para reabilitar uma extensão total de 6,185 km.
A Estrada Viana/Calumbo, conhecida como “Via do Cemitério de Viana” é um caminho tortuoso cheio de buracos, poeira e engarrafamentos constantes há décadas e a população já recebeu por diversas vezes promessas da administração de Viana e do Governo da Província de Luanda de que iria ser reabilitada, mas tal nunca chegou a acontecer, para desalento dos automobilistas e da população.
Segundo o GPL, durante os 16 meses de obras, como alternativa, os automobilistas terão a via da zona da Viana Parque e outras sinalizadas temporariamente pela MOTA-ENGIL.
A população e automobilistas esperam que de facto a reabilitação deste troço seja uma realidade no perímetro programado e o empreiteiro não use a época chuvosa como desculpa para a não conclusão.
Importante referir que o estado de degradação deste troço cria enormes transtornos aos automobilistas e à população que escolhem o Cemitério de Viana para a realização de funerais, tal como condiciona a ligação rápida entre Viana/Calumbo e vice-versa.
Fonte: NJ



