
O advogado do Presidente da ANATA disse, na manhã deste domingo, 10, à imprensa, que a defesa não pode adentrar no cerne do processo por limite legal, entretanto, avançou que Francisco Paciente está indiciado no processo 52-358/25-LDA, o mesmo que envolve o vice-Presidente da Associação Nacional dos Taxistas de Angola (ANATA).
Sahana Wandakeya mostra-se surpreendido pelo facto da detenção ocorrer fora do flagrante delito, por entender que há pressupostos que deveriam ser a cumpridos antes da detenção e, referiu que Francisco Paciente poderá ser ouvido esta segunda-feira pelo magistrado do Ministério Público.
O SIC confirmou neste sábado a detenção do presidente da ANATA. Ssegundo fez saber o seu porta-voz, Francisco Paciente está supostamente implicado em prática dos crimes de Associação Criminosa, Incitação à violência, Atentado contra a Segurança nos transportes e Terrorismo, consubstanciado em fortes indícios do seu envolvimento na promoção dos actos de vandalismo e arruaça contra bens e serviços públicos e privados, protagonizados no final de Julho do corrente ano.
Manuel Halaiwa disse ainda que a detenção de líder da Associação Nacional dos Taxistas de Angola decorre de uma investigação em curso que apurou a sua participação e de outros suspeitos nos factos.
Já, o jurista David, pensa que vão ocorrer mais detenções em função do processo de acompanhamento dos serviços de investigação criminal.
Por seu turno, o jurista moçambicano, Alexandre Chivale, fez comparação ao que ocorreu naquele país do Indico, mas pensa que o caso de Moçambique tinha um rosto, ao contrário do que ocorreu em Angola, longe das manifestações, por incidir em vandalismo e pilhagens.
Fonte: CK